He who speaks in wicked tongues may translate this.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

From Russia... With Love.

Tenho a dizer que o meu Blog está a tornar-se numa espécie de "descarregamento pós-traumático" da minha parte.

Tenho estado a reler alguns posts meus, e o padrão é engraçado. De coisas da atualidade e textos engraçados, passaram para manifestos de introspeção e conteúdo mais obscuro. Pelo que achei por bem falar nos Russos, que é um povo que simplesmente adoro.

Tenho a dizer que os Russos são os reis no Youtube, no que toca a conteúdo de comicidade. Verdade. Só o facto de estes serem verdadeiras máquinas movidas a Vodka, e mesmo assim terem um certo "brilhantismo" a nível de intelecto, torna-os logo automaticamente num povo especial.

Tens os Brasileiros que são simplesmente ridículos, achando que o mundo inteiro percebe o seu sentido de humor. Os Norte-Americanos, que também tentam ser assim, mas mais inteligentes, se bem que eles fecham-se sobre a sua própria cultura sob uma postura de "supremacia autoinduzida". Os Britânicos só têm piada quando se dedicam, pois de um modo geral são bastante apáticos, e os Japoneses tem um humor que roça o bizarro. O povo Russo consegue ter um equilíbrio perfeito.

Não lembra a ninguém estar a treinar gatos para traficar telemóveis para dentro de prisões. Questiono-me como é que eles treinaram o animal, visto que os gatos não são propriamente animais submissos. Ora aqui está um perfeito exemplo do "engenho" Russo, que ao mesmo tempo nos faz rir a grande.

Outros grandes exemplos são as suas invenções Frankensteinescas, que vão desde a fazerem bungie jumping de prédios só porque sim, a fazerem motas com palcos instalados, onde vão pela estrada a abrir, e a tocarem ao mesmo tempo.

"In Soviet Russia, concerts play YOU."

Claro... Todos nós sabemos que a União Soviética já não existe, mas é sempre uma referência para piadas sobre russos. Acaba por ser um reflexo do seu peculiar engenho que, para nós ocidentais pode parecer estranho, mas que realmente funciona. Eles têm uma historia rica em conteúdos, cheia de triunfos, mas ao mesmo tempo são lideres mundiais no que toca a episódios mais obscuros registados na História.

Os livros e filmes do James Bond agarravam sempre neles como os "Antagonistas", mas neles pintavam sempre mentes brilhantes e maquiavélicas que tinham capacidades acima da média mundial. Podem ser os maus da fita, mas o seu engenho é reconhecido, pois é verdade.

É um país que eu gostava de visitar. Não digo percorrer de uma ponta a outra, pois ai fazia uma travessia que percorria metade do planeta, mas ver alguns pontos de interesse. Estou ciente que a vida lá não é nada fácil, aliás, há muita miséria, pessoas sem abrigo, e degredo. A entrada no país também não é nada fácil, Mas não sei... Conseguem ter piada.

Um exemplo: as seguradoras de viação. Eles lá devem ter uma lei em que se fores atropelado deves receber uma indemnização do caraças. Já estão a ver onde quero chegar... Sim, lá a malta anda a atirar-se para a frente dos carros. Mas isso é mau?! Mais ou menos. Sujeitam-se a ficarem gravemente feridos por algumas moedas (ou notas), mas essa mesma postura maluca do povo fez com que as pessoas tenham o triplo da cautela. No Youtube o que lá não falta são vídeos de pessoas a atirarem-se para a frente de carros que vão na via publica a 10km/h, pois não vá o Boris mandar-se para a frente da minha viatura, lixar-me o para-choques, e ainda sacar do meu dinheiro para indemnizações. Esses "acidentes" são cómicos, apesar de ser um reflexo das necessidades monetárias que muitos dos Russos estão a carecer.

Boris vê carro a vir pela avenida.
Boris levantar-se do banco e avança para berma de estrada.
Boris mete-se a frente de carro e leva um encosto.
Carro ignora Boris.
Boris levanta-se, sacode casaco, e senta-se no banco a espera de novo carro.

Muito resumidamente, os atropelamentos na Rússia são assim. Tornou-se tão frequente que a malta já nem liga as pessoas em que no qual batem. Abrandam só para ver se a pessoa está bem, e seguem em frente. As autoridades andam atrás dos "fraudulentos" que se mandam para a estrada, com carros a paisana que patrulham as ruas. Embates engraçados na primeira pessoa. Fuckin'eh. \m/

Enfim, apesar das dificuldades que estes possam estar a passar, eles estão maioritariamente bem-dispostos. Podem estar envoltos naquela aura de mistério Pós Guerra-Fria, mas uma coisa é certa, são um povo do caraças. Dos poucos russos que conheço, estes são pessoas dadas, fiéis e excelentes. Gostam de estar festivos, de se rirem das coisas que os atormenta. Veem tudo com um sorriso espetado na cara, e com uma garrafa de cerveja (ou Vodka) na mão. Não são mafiosos, como muita gente os acha ser.

Gosto do espirito deles. Gente Marada, Gente boa aquela. :)

Não levem a mal este meu texto, acaba por ser um manifesto de apreciação, ao meu jeito, do povo Russo. Muito me rio com eles, e ao mesmo tempo, muito os admiro pela sua inteligência e criatividade.

All Hail Mother Russia. никогда не меняйте

Sem comentários:

Enviar um comentário