He who speaks in wicked tongues may translate this.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Facebook Fishing... The new thing, bitches!!! :D

Boas tardes, ou dias, ou o falo.

Bem, ja a quase uma semana não metia aqui os pés (ou mãos) para escrever algo. Tenho tido uma prisão de ventre mental que me inibiu de escrever, juntamente com a falta de tempo, paciência  e dramas gerais que não se resolvem com balazios de caçadeira porque eu não estou para ir para a choldra por pessoas/coisas que não valem a pena o meu encarceramento.

Mas hoje não venho escrever sobre os meus dramas pessoais porque isto aqui não é nenhum mural de Facebook de uma pita revoltada com a vida amorosa da própria. ZING. Mas sim falar de uma coisa que tem sido extremamente recorrente ser visto nessa mesma rede social, que é a "falsa modéstia".

E que é isso da falta modéstia?! Passarei um exemplo válido:

Rapariga que é relativamente bonita (e muitas das vezes Emo, e também Bi ou Homossexual) coloca uma foto no FB com a descrição:

 "Se virem com atenção, irão reparar que sou feia...". <------ BULLSHIT!!!

O que se passa aqui é claramente o fenómeno "Facebook Fishing". Basicamente o que muita gente chama de "attention whores", porque vamos ser sinceros, é o que é no fundo. Qual é a necessidade que uma pessoa tem em meter uma foto no FB a dizer que é feio/a?! Naturalmente para que chovam "likes" e comentários do género "oh não és nada, és linda/o! *insert emoticon here*".

É uma maneira que a meu ver é extremamente triste de atrair atenção. A procura constante de aprovação de terceiros, conhecidos ou desconhecidos, de modo a manter o seu ego alto, e a sua popularidade na rede social ainda mais alta. É muito comum no grupo de gente que referi acima no "entre-parêntesis", entre os 14-18 anos, mas surpreendentemente começa-se a alastrar para outras camadas, nomeadamente mulheres com idade para serem minhas avós que são casadas, e gajos que andam no engate (criou-se mais uma ferramenta para o engate, brace yourselves). É ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO.

Mais ridículo são as pessoas que comentam essas fotos/posts/tweets/whatever. Caem por completo na esparrela por serem limitadas de inteligência. Muitas ão as amigas que suportam estas praticas, e vão lá mostrar apoio, uma maneira de mostrarem afirmação social. Outra são os gajos/as que acham que só porque randomly lá vão comentar que esta é bonita que tem sorte e vão lá picar o ponto (ou seja, o engate), como se o seu comentário fosse muito diferente dos restantes que enchem aquela secção de comentários.

Este tipo de atitudes normalmente estão associados a uma condicionante psicológica chamada "Transtorno de Personalidade Histriônica". Basicamente passarei a fazer um copy-paste do Wikipedia, só para que entendam mais ou menos a cena:


"Transtorno de personalidade histriônica (TPH) é definido pela Associação Americana de Psiquiatria como um transtorno de personalidadecaracterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e comportamento inapropriadamente sedutor, normalmente a partir do início da idade adulta. Tais indivíduos são vívidos, dramáticos, animados, flertadores e alternam seus estados entre entusiásticos e pessimistas.
Podem ser também inapropriadamente provocativos sexualmente, expressarem emoções de uma forma impressionável e facilmente influenciados por outros. Entre as principais características relacionadas estão egocentrismo, desorganização egóica, auto-indulgência, anseio contínuo por admiração, e comportamento persistente e manipulativo para suprir suas próprias necessidades.
Pessoas com este transtorno em geral são capazes de conviverem normalmente e às vezes alcançarem sucesso profissional e baixo índice de sucesso social. Indivíduos com transtorno de personalidade histriônica geralmente possuem bons dotes sociais, mas tendem a usá-los para manipular os outros para tornaram-se o centro das atenções.[3] Mais além, acabam por afetar os relacionamentos sociais, profissionais ou românticos da pessoa, assim como sua habilidade em lidar com perdas ou fracassos.
Esses indivíduos começam bem relacionamentos, porém, tendem a hesitar quando profundidade e durabilidade são necessários, alternando entre extremos de idealização e desvalorização. São pessoas caracterizadas pela infidelidade contumaz e inconsequente em relações amorosas. Com o fim de relações românticas podem buscar tratamento para depressão, embora isto não seja de forma alguma uma característica exclusiva a este transtorno. Inicialmente o TPH pode ser confundido com a mitomania.
Frequentemente não conseguem visualizar sua própria situação pessoal de forma realista e tendem, ao invés disso, a dramatizar e exagerar suas dificuldades. Podem passar por frequentes mudanças de motivação no trabalho, pois entediam-se facilmente e têm problemas em lidar com a frustração. Por costumarem ansiar por novidades e excitação, podem colocar-se em situações de risco. Todos esses fatores podem aumentar o perigo de desenvolvimento de depressão.
Entre os sintomas principais estão:[3]
  • Comportamento exibicionista;
  • Busca constante por apoio ou aprovação;
  • Dramatização excessiva com demonstrações exageradas de emoção, tais como abraçar alguém que acabou de conhecer ou chorar incontrolavelmente durante um filme ou música triste;[4]
  • Sensibilidade excessiva frente a críticas ou desaprovações;
  • Orgulho da própria personalidade, relutância em mudar e qualquer tentativa de mudança é vista como ameaça;
  • Aparência ou comportamento inapropriadamente sedutor[5];
  • Sintomas somatoformes, e utilização destes sintomas como meio de chamar atenção;
  • Necessidade de ser o centro das atenções;
  • Baixa tolerância à frustração ou à demora por gratificação;
  • Angústia provocada pela alternância de crença nas próprias mentiras insustentáveis (mitomania);
  • Rápida variação de estados emocionais, que podem parecer superficiais ou exagerados a outrem;
  • Tendência em acreditar que relacionamentos são mais íntimos do que na realidade o são;
  • Decisões precipitadas."


Certamente que conhecem gente com estes claros sintomas, especialmente nas redes sociais. Se calhar vocês nunca repararam até, mas acho que a partir deste momento irão enumerar tantos casos que vão achar que estão numa terra de gente doida. E na verdade, sob o meu ponto de vista, estão mesmo.

Na minha cabeça este tipo de comportamentos não faz sentido nenhum. 99.9% dos casos elas sabem que são mulheres bonitas e que até podem ter pessoas atrás das mesmas, mas mesmo assim insistem com esse tipo de comportamentos. Esses e a necessidade de exporem que andam deprimidas e de que a vida delas é um drama, e de que as pessoas a volta dela são gente falsa e merdosa que só a magoam. Claro, a malta mais limitada fica com a ideia que podem fazer a diferença e tentam convence-la de que não, que eles são a excepção, e mostram o seu apoio e devoção, mesmo que na altura seja a primeira vez que estão a falar. Mais um que mordeu o isco...

Depois quando voltam a falar com elas, recebem com silencio como resposta. Porquê?! Porque de ti já tiveram o que queriam: a tua atenção. A partir daqui és ignorado/a (se a pessoa não ver mais interesse em ti) até ao momento em que tens uma atitude menos correta, e ai ela irá usar-te para fazer mais Facebook Fishing, como o "revoltado" que desesperadamente lhe quer saltar em cima, o "chato" que não descola, o "stalker", etc. Esta parte nunca aconteceu comigo, mas já vi acontecer e não é nada bonito, porque depois são os amigos/as desse animal a convergirem sobre ti e a atacarem-te constantemente. Depois claro, ninguém te leva a serio. É uma maneira de "cyber-bullying" que acho que a meu ver deva ficar bem clara.

Bem, mais um texto, nesta manhã de Domingo, a fazer o seu serviço comunitário em escrever para pessoas que se vão meter a ler sem que venham se calhar a colher nada que lhes seja benéfico  mas a vida é assim, e os vossos minutos SÃO MEUS!!!


PS: Lá porque referi Emos, ou Bissexuais ou Homossexuais, espero que as pessoas que estejam a ler tenham a inteligência suficiente para interpretar que este texto não se trata de apoiar qualquer tipo de Homofobia, ou exercer qualquer tipo de Discriminação. Eu até sou uma pessoa que condena esse tipo de práticas, portanto, antes que se metam a dizer que "ah e tal, mas isso és tu porque és Homofóbico..." NÃO. NÃO, NÃO e absolutamente NÃO. Aquele entre-parêntesis serve somente como referencias, visto que é o publico onde estas práticas se notam mais. Não sejam retardados de falsos moralismos, é a única coisa que vos peço, sim?! ;)

Um grande abraço a todos vós, e que comam muitas panquecas!!! \m/

Sem comentários:

Enviar um comentário